sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Será que essas pessoas estão mesmo "vencendo" a crise?

Conseguir soluções
para "driblar" a crise é uma coisa; 
vencer a crise é outra.

O exemplo mais fácil para se analisar o significado correto do verbo "vencer" é o que acontece nos esportes. Numa competição esportiva, "vencer" significa eliminar, de uma vez por todas, as chances de vitória do adversário. Quando vemos em programas de televisão histórias de pessoas que afirmam estar "vencendo a crise (econômica)", o que se percebe é que na verdade essas pessoas estão conseguindo, com muita criatividade e "jogo de cintura", "driblar" a crise, escapar dela pelo menos provisoriamente. Não podemos dizer que "vencemos" a crise quando apenas obtemos resultados que nos satisfazem pessoalmente enquanto ela continua profunda na cidade, no estado, no país ou no mundo.
Ninguém deve se desesperar por causa da crise, até porque na verdade na verdade ela nunca deixa de existir. Há períodos de crises econômicas mais profundas e períodos de crises menos profundas, mas não há períodos sem crise. Seja em sites e blogs, em programas de televisão ou onde quer que seja, sempre que nos deparamos com anúncios de histórias de pequenas, micro ou grandes empresas que estão "vencendo" ou "superando"a crise, o que vemos são apenas casos de pessoas ou instituições que conseguiram soluções para obter sucesso enquanto a crise continua - não de fato vencendo-a ou superando-a. Alguém pode perguntar: "Se é assim, por que, em plena crise, muitas empresas conseguem crescer e outras acabam falindo?"
É simples, basta observar dois fatos: Um deles é as empresas que conseguem crescer são administradas com planos adequados já devidamente preparados para receber as crises, venham elas quando vierem. O outro fato é que, entre os que não conseguem obter sucesso, há sempre aqueles que dizem que "a economia não está ajudando".  Estes pŕecisam lembrar uma coisa: a economia que mais lhe ajuda é a sua economia. Ou seja, é o seu jeito individual de lidar com a economia, esteja a economia nacional no patamar que estiver.
"Mas a situação econômica ruim num país não é ruim para todos que estão nele, e uma situação econômica nacional boa não é melhor para todos?" - Sim, e é exatamente por isto que ninguém pode dizer que individualmente venceu ou está vencendo a crise. Pode no máximo dizer que está obtendo um sucesso relativo, porque, quando o assunto é economia, sempre estão envolvidos também temas específicos e, ao mesmo tempo, relacionados entre si, como produto interno bruto (PIB), mercado financeiros, emprego/desemprego, relações de trabalho, operações bancárias e uma série de outras coisas que não dependem exclusivamente desta ou daquela empresa ou de um determinado ramo de atividade econômica.
Então surge mais uma pergunta: "Como obter sucesso dentro da crise?"
Em primeiro lugar, não se inspire no sucesso de outras pessoas como as que aparecem nos programas de televisão. Assista aos programas e conheça suas histórias, mas lembrando que, por diversas razões, cada caso é um caso e cada pessoa tem talentos e vocações diferentes, condições diferentes para enfrentar cada situação e muitas outras coisas específicas. O melhor a fazer é deixar de "bancar" o "sabe-tudo" e pensar na possibilidade de contar com a ajuda de um consultor profissional ou empresarial. O consultor profissional, ou "consultor de carreira", é o profissional capacitado para ajudar o profissional de qualquer atividade a mudar o foco de sua carreira. Ele ajuda o desempregado a melhorar sua tática para encontrar emprego, e o profissional insatisfeito a conseguir desenvolver meios para melhorar sua competitividade, seu desempenho profissional, etc.
O consultor empresarial visa oferecer às empresas de qualquer porte as técnicas necessárias para manter pelo menos satisfatoriamente o controle da operação em qualquer situação. A consultoria é muito utilizada dentro das empresas, mas não se limita a elas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais difíceis enquanto o mundo caminha em direção à globalização econômica e social a passos largos e rápidos. Portanto, pensar em driblar a crise econômica sem os conselhos de especialistas como os consultores profissionais e empresariais pode ser um erro grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário